Se o Red Sox não vem sendo nosso motivo de orgulho neste início de temporada, este pode ser um bom momento para olhar para nossa base. Afinal, um dos nossos nossos poucos pontos altos até agora tem sido a performance do Kristan Campbell, calouro de 22 anos escolhido no draft de 2023 na quarta rodada (obrigado Chaim Bloom por ao menos esse legado). Mas você sabia que ele não é o prospecto mais bem avaliado da nossa estrutura?

Vou trazer aqui os 5 maiores nomes da nossa base, já excluindo o Campbell da lista. Alguns estão bem próximos de serem convocados, outros serão projetos de longo prazo, ou mesmo ficha para alguma troca.

#1 Roman Anthony – OF (#2 geral) – AAA

Anthony já chegou a liderar a lista de prospectos de toda a MLB, mas perdeu a posição com a chegada de Rōki Sasaki nos Dodgers no fim do ano passado. Com apenas 20 anos (fará 21 em maio), ele foi contratado na segunda rodada do draft de 2022 e é cotado para estrear no time muito em breve. Sua principal ferramenta de trabalho é a potência – este ano 5 das suas 11 rebatidas foram de bases extras, sendo 2 para fora do estádio. Também vem mostrando boa capacidade de reconhecimento de zona, e seu OBP está na casa de 40%. Vem sendo utilizado nas três posições do campo externo, inclusive como DH.

Esse, meus amigos, é o nome do futuro. Além de tudo, dizem ser uma figura popular no vestiário e com uma confiança forte no seu talento. Há muitos aspectos tangíveis e intangíveis que mostram que Anthony em breve estará costurado em muitas Jerseys no Fenway Park – e quem sabe uma aqui em casa também.

#2 Marcelo Mayer – IF (#11 geral) – AAA

Após um forte Spring Training, começou a temporada um pouco lento. Atualmente, está batendo 20%, com 2 HR e 2 andadas. Seu desenvolvimento como jogador vem sendo positivo, mas toda mudança de nível veio acompanhada de um período de adaptação. Como ano passado jogou apenas na AA, é provável que fique na AAA e suba apenas em caso de necessidade extrema, ou caso prove já estar bem adaptado à nova realidade.

22 anos (completados em dezembro), chegou no time pelo Draft em 2021 na quarta escolha. Todos draftados antes dele já fizeram sua estreia na MLB, indicando que sua chegada está próxima, questão de abrir um espaço no campo interno. Sua posição primária é SS, mas este ano já jogou também na 2B e 3B para se preparar caso abra um espaço nelas. Embora seja um jogador mais lento, é muito elogiado pelos seus instintos e rapidez de leitura de jogada, o que pode encaixar bem em qualquer posição. Tem boa potência no bastão e bom contato, mas os reportes e números indicam uma tendência a swingar em bolas fora da zona, especialmente contra canhotos.

#3 Luis Perales – P destro (não ranqueado) – AA

Um investimento de longo prazo do time. Assinou em 2019 na franquia, fazendo sua estreia na República Dominicana em 21. A previsão é terminar seu desenvolvimento apenas ano que vem, quando estará sem opções contratuais e o Red Sox precisará colocá-lo no plantel ou dispensá-lo. Parece um enredo ruim, mas a verdade é que ao considerarmos uma pandemia e uma Tommy John em 2024, vemos seu desenvolvimento afetado mais pelo destino que pelo talento. Ele apresenta ótimos números ao longo das ligas menores, com bom controle de zona e número elevado de Strike Outs. Tem 4 arremessos desenvolvidos e atinge 99mph na sua bola rápida.

Infelizmente não parece que veremos sua atuação tão cedo por conta da lesão de longa duração, mas seu potencial é bastante alto, tido como um possível arremessador #2 caso entregue todo seu talento e o menino já está fazendo treinos de bullpen, o que significa mais dois ou três meses de recuperação. Com 22 anos recém completados, deverá fechar este ano na AAA caso consiga voltar com bom desempenho na AA.

#4 Franklin Arias – SS (#72 geral) – A

Assim como Perales, este novato assinou bastante jovem com o time. Atualmente com 19 anos, a previsão é que só venha a ser cogitado para o time principal em 2028. Tem sido uma grata surpresa para o time, visto que no momento de sua contratação em 2023, acreditava-se que se tratava de um jogador apenas defensivo (em outras palavras, um tapa buraco de ligas menores). Corta para 2025: está jogando na divisão A, batendo .412 com duas rebatidas duplas e um número equilibrado entre andadas e strikeouts. Embora este desempenho seja de amostra pequena, vale considerar que 2024 já apresentou números sólidos nesta divisão e, mantendo assim, em breve será promovido para AA, agilizando seu desenvolvimento.

Sua avaliação é de um jogador com ferramentas medianas, seja contato, força e defesa. Possivelmente migrará para segunda base em algum momento. Ainda há uma distância grande entre o jogador que é e o que poderá ser, então o único impacto mais imediato que ele poderá oferecer será ser envolvido em alguma troca.

#5 Juan Valera – P destro (não ranqueado) – A

Mais uma contratação internacional, chegou no time em 2023 e fará 19 anos em maio. Tem um repertório de 4 arremessos, já atingindo 100 mph na bola rápida. Os reportes de olheiro indicam um porte físico muito avançado para a idade, o que mostra que seu desenvolvimento agora dependerá de técnica e melhorar seus arremessos secundários – leia-se controle.

Não que isso tenha sido um problema na sua curta carreira de ligas menores. Seu K/9 é praticamente o dobro que BB/9. Ou seja: faz praticamente o dobro de eliminações por strike do que permite que rebatedores andem. Este ano já disputou duas partidas, com 7.2 entradas totais e um ERA de 3.52. Segue a mesma linha de K/9 e BB/9 e tem mantido o AVG dos rebatedores bem baixo, em 0.154. É um forte candidato a subir para a AA até o meio do ano.

E o desempenho dos times?

Nas ligas menores, o resultado dos times não costuma ser tão relevante, visto que o foco está no desenvolvimento de jogadores. Mas, para fins de curiosidade, vamos ver como estamos:

AAA: Worcester Red Sox – 5-8
AA: Portland Seadogs – 5-2
A+ Greenville Drive – 3-5
A: Salem Red Sox – 4-5

Em Worcester, três nomes além de Anthony se destacam: Abraham Toro, 3B com uma boa experiência na MLB, está com OPS de .850. Para quem não sabe, OPS é a soma de OBP (porcentagem de chegada em base) e SLG (total de bases conquistadas por vez no bastão, para medir potência). Nate Eaton, CF com alguma experiência na MLB tem OPS de .799, o mesmo que Vaughn Grissom, 2B, também conhecido como o troco do Chris Sale. Entre os Arremessadores, Shane Drohan e Robert Stock tem números relevantes, com alta taxa de Strikeout e WHIP baixo (volume de corredores em base permitidos), podendo figurar em breve no Red Sox.

O ataque de Portland vem sendo comandado por Corey Rosier, um campo externo com bastante experiência nas ligas menores, e Abraham Liendo, prata da casa de 21 anos que joga na segunda base, mas que nunca teve números de destaque até então. Entre os arremessadores, David Sandlin (24) e Jack Anderson (25) iniciaram bem a temporada, com bom volume de strikeouts e WHIP baixo.

Apesar do momento instável do time principal, a base do Red Sox oferece motivos reais para otimismo. Seja com talentos prontos para subir a qualquer momento, seja acompanhando o desenvolvimento dos jovens nomes na nossa base, há motivos reais para acreditar nesta franquia para este e próximos anos.

Avatar de thalesfer

Published by

Deixe um comentário